Pós-Graduação em Engenharia Civil

Instalações

Infra-estrutura

O Programa possui instalações adequadas para aprendizagem e pesquisa. Os alunos têm infra-estrutura composta por quartos com ar condicionado, laboratórios de informática com fio e sistemas Wi-Fi para acessar laptops para internet e intranet, gerenciamento de laboratório, estruturas e materiais, bem como as bibliotecas que servem os estudantes.
  • Salas de aula : Salas com ar condicionado e fiação para internet, uma delas também destinada a apresentações de teses e dissertações, contendo equipamentos multimídia, incluindo quadro interativo digital.
  • Núcleo de documentação : Responsável pelo cuidado e disponibilidade da produção científica e histórica do Curso. Há também permanecem teses de doutorado e professores anais de conferências pós-doutorado em mídia digital e impressa, materiais resultantes da participação e organização de eventos para professores e alunos, o trabalho relevante do corpo discente e publicações editoriais. Todas as dissertações definidas a partir de 1999 também estão disponíveis em CD, o que facilita a consulta interna e externa.
  • Laboratórios de informática: Laboratório de pesquisa que contém microcomputadores conectados à internet, impressoras, scanners e plotters, para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa de curso e dissertação de mestrado e teses de doutorado. Laboratório de projeto auxiliado por computador para treinamento e pesquisa em CAD, contendo microcomputadores, impressoras, plotters e tabelas de digitalização. Nos laboratórios de informática também são oferecidos cursos de extensão, principalmente cursos Microsoft Project e cursos Autocad.
  • estruturas laboratórios e materiais de construção : Research Laboratory contendo equipamento para medir microdeformações (Ponte extensometria informatizado para equilibrar MDC 10), cloritos de ensaio de armaduras de corrosão, pH medição (cama de microprocessador), detecção de falhas com esclerómetro equipamento detector de ultra-som armadura, deformação e de deformação-bitolas, retirada do aparelho de teste Dyna Z15 completo, edifício moedor de entulho, escalas UDP 10000 e BK, quadro auto – suporte para 200 Ton-f de carga e equipamentos de informática para a análise de dados experimentais. Possui também prensas, mesa vibratória, peneiras, misturadores, estufa, balanças e equipamentos.
Por meio de parceria com o Departamento de Engenharia Civil e outros programas de pós-graduação da UFF, o programa também utiliza os seguintes laboratórios:
Laboratório de Qualidade, Produtividade e Segurança – Possui modernos equipamentos audiovisuais, instrumentos de medição e oficina para modelos.
  • Laboratório Geotécnico : – Possui o equipamento necessário para os atuais testes geotécnicos. É um laboratório de graduação que fornece suporte ao laboratório de estruturas, quando necessário.
  • Modelo de Laboratório : – Modelos para estudos e demonstrações de deformação em estruturas hiperstáticas e de flambagem em elementos de compressão.
  • Laboratório Argamasas : – Contém balanças, agitadores, forno, prensa, estufa, centrífuga e outros equipamentos para criação e análise de argamassas.
  • Laboratório de corrosão : – Contém unidades piloto para testes de corrosão, câmara para ensaios de corrosão atmosférica, bombas peristálticas para testes de corrosão.
  • Laboratório Ambiental : – Contém células e câmaras para avaliação de efluentes, câmara com temperatura controlada e medidores de pH e condutividade.
  • Laboratório de Conforto Ambiental : – Contém câmara climática, luxímetros, anemômetros, psicrômetros rotatórios, termo-hidrógrafos, heliodon e outros equipamentos de medição e análise ambiental.
  • Metrics Laboratory : – Contém instrumentos de calibração e medição.
  • Laboratório de Inteligência em Gestão e Meio Ambiente .