Pós-Graduação em Engenharia Civil

Mestrado

Informações gerais sobre o processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFF é orientado, principalmente, para a formação de pesquisadores de alto nível em Engenharia Civil. Desde a sua criação, o programa já formou mais de 1.000 mestres e doutores, que agora estão com excelente desempenho não só nas instituições acadêmicas de prestígio no Brasil, mas também em grandes projetos de grandes empresas.

Com um corpo docente altamente qualificado, que tem o apoio de grandes agências de financiamento no país, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil oferece duas áreas de concentração formado por seis linhas de pesquisa, um conjunto de materiais com objetivo de conscientizar o aluno sobre o que está acontecendo na fronteira do conhecimento e, assim, desenvolver um tema de pesquisa de relevância econômica e social para o país. Essas áreas e linhas de pesquisa são:

  • Área de Concentração 1 – Gestão, Produção e Meio Ambiente
    • Linha de Pesquisa 1: Gestão em Construção Civil
    • Linha de Pesquisa 2: Organização da Produção na Construção Civil
    • Linha de Investigação 3: Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído
  • Área de Concentração 2 – Tecnologia e Estruturas de Construção
    • Linha de Investigação 1: Patologia, Reforço e Recuperação de Estruturas, Materiais de Construção e Sistemas Construtivos
    • Linha de Pesquisa 2: Análise Estrutural e Dimensionamento
    • Linha de Pesquisa 3: Fundações de Obras e Terras
    • Linha de Investigação 4: Métodos Numéricos e Estruturas Metálicas

    O processo seletivo para ingresso no primeiro semestre, em geral, tem as inscrições abertas no período de janeiro a fevereiro, com os testes no início de março.
    O processo seletivo para a entrada no segundo semestre, em geral, tem as inscrições abertas no período de maio a junho, com os testes em julho.

    Critérios para Avaliação de Candidatos ao Mestrado

    a) Desempenho do candidato nos testes de seleção;

    b) Experiência do candidato na subárea em que se inscreveu, considerando o Curriculum Vitae (CV);

    c) Disponibilidade para a conclusão do Curso de Mestrado.

    Informações adicionais sobre o processo de seleção podem ser obtidas da Secretaria do Programa através do telefone: (21) , ou por e-mail aluno.tpc.uff@gmail.com.