Pós-Graduação em Engenharia Civil

Objetivos

Objetivos:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pela UFF, visa formar mestres e doutores em Engenharia Civil, que têm competências e habilidades para absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a capacidade de identificar e resolver problemas e agir fazer forma inovadora e sustentável principalmente em relação às dimensões ambientais, sociais e econômicos, tendo em conta os contextos locais e regionais, permitindo atuando como profissionais, pesquisadores e professores. Nesse sentido, nossa instituição visa:
Qualificar as pessoas para pesquisa, ensino e prática de alto nível que são capazes de trabalhar em ambientes multidisciplinares e que têm visão para os desafios e as necessidades atuais do Brasil, especialmente no Estado do Rio de Janeiro;
Formar pesquisadores qualificados para o desenvolvimento de pesquisas de qualidade, de forma crítica e integrada, com visão teórica, metodológica, multidisciplinar e generalizada, focando não apenas o progresso tecnológico, mas também a aplicabilidade social dos resultados;
Proporcionar o aprofundamento do conhecimento científico e tecnológico para quem tem formação em Engenharia Civil e áreas afins.

Ação:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFF, atuou nas áreas mais significativas relacionadas a processos e produtos de engenharia civil.
Nesse sentido, o curso atuou em diversos componentes estratégicos, dentre os quais: integração com a graduação, acordos, atividades de extensão, apoio comunitário, etc.
O curso também contribuiu para a formação de pesquisadores, professores e profissionais de destaque e liderança, em entidades públicas e privadas no Brasil e no exterior.
Além disso, o trabalho desenvolvido no curso, bem como o alto nível de treinamento de seu corpo docente, despertaram o interesse da mídia, tornando sua presença mais frequente em jornais, revistas, redes sociais, rádio e televisão.

Proposta:

A proposta do programa consiste em:

Fornecer e incentivar a visão sistêmica e integrada da Engenharia Civil, que se reflete em processos e produtos desenvolvidos como um todo e não em etapas isoladas;
Treinar profissionais capacitados para atender às novas demandas da construção civil, através de um conjunto de disciplinas organizadas de forma sistemática e integrada;
Gerar e consolidar conhecimentos adequados às características e necessidades da Construção Civil por meio de pesquisa de alto nível.
Atuar como fator de integração da sociedade e do progresso científico, por meio de programas de pesquisa que proporcionem fundamentos científicos, industriais e sociais, que serão utilizados pelos setores público e privado;
Consolidar o programa em nível nacional e internacional como entidade de referência, para o avanço da ciência e tecnologia no campo da Construção Civil.