Pós-Graduação em Engenharia Civil

EDITAL PPGEC 2/2022 ALUNOS ESTRANGEIROS

Postado por pmartins em 01/jul/2022 - Sem Comentários

Arquivo pdf no final

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ESCOLA DE ENGENHARIA
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

EDITAL PPGEC 2/2022 ALUNOS ESTRANGEIROS


O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO O QUE ESTABELECE A RESOLUÇÃO 37/04 DO CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, FAZ SABER QUE ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O EXAME DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL, PARA O ANO 2022, SEGUNDO SEMESTRE, NA FORMA DESTE EDITAL.
1 – DO OBJETO
1.1 – Abertura das inscrições à seleção de candidatos estrangeiros para o curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense, para o ano de 2022, SEGUNDO semestre, no período de 01 a 31 de julho de 2022.
2 – DAS VAGAS
2.1 – Serão oferecidas 07 (sete) vagas, abertas a profissionais que busquem aprofundar seus estudos em nível de mestrado, dentro no âmbito das seguintes áreas de concentração e linhas de pesquisa:
ÁREA 1 – GESTÃO, PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE
Linha 1 – Gestão na Construção Civil;
Linha 2 – Organização da Produção na Construção Civil;
Linha 3 – Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído.
ÁREA 2 – TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO E ESTRUTURAS
Linha 1 – Patologia, Reforço e Recuperação de Estruturas, Materiais de Construção e Sistemas Construtivos;
Linha 2 – Análise e Dimensionamento Estrutural;
Linha 3 – Métodos Numéricos e Estruturas Metálicas.
2.2 – Para ingresso na ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1 (GESTÃO, PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE) poderão se inscrever candidatos graduados em cursos de Engenharia, Arquitetura, Economia, Matemática, Tecnologia da Informação e áreas afins, portadores de diploma de nível superior (graduação de duração plena), emitido por instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC.
2.3 – Para ingresso na ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 2 (TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO E ESTRUTURAS) poderão se inscrever candidatos graduados em cursos de Engenharia e Arquitetura, portadores de diploma de nível superior (graduação de duração plena), emitido por instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC.
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2.4 – O preenchimento das vagas e a admissão ao curso, para cada área de concentração, serão por ordem de classificação, atendida a condição de nota mínima de 7 (sete), na avaliação da banca examinadora.
2.5 Caso não sejam preenchidas todas as vagas, as remanescentes poderão ser ocupadas por candidatos brasileiros.
3 – DAS ETAPAS E CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
3.1 – O processo de seleção é formado pelas seguintes etapas:
a) Inscrição;
b) Análise de documentação: Curriculum Vitae e Histórico Escolar;
c) Avaliação dos projetos de dissertação: Análise do projeto das respectivas áreas de concentração por banca composta por professores do Curso, de acordo com o APÊNDICE I;
d) Classificação;
e) Divulgação dos Resultados.
3.2 – O processo de seleção abrangerá a seguinte programação: a) Inscrição: no período de 01 a 31 de julho de 2022 até às 23h59min. (UTC-03:00) Brasília;
b) Documentação a ser enviada para o e-mail: aluno.tpc.uff@gmail.com;
c) Divulgação do resultado da análise de documentação para deferimento ou não da inscrição: 02 de agosto de 2022;
d) Divulgação da relação final dos candidatos classificados em cada área de concentração: 22 de agosto de 2022.
4 – Do Projeto de Dissertação
4.1 – Os projetos de dissertação deverão ser elaborados de acordo com o modelo em anexo.
4.2 – Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
I – Adequação temática do projeto à linha de pesquisa;
II – Mérito do projeto, considerando consistência teórica, definição e clareza dos objetivos, articulação teórico-metodológica, uso adequado da linguagem, relevância científica e originalidade;
4.3 – O projeto de dissertação deverá ser escrito em português.
5 – DA INSCRIÇÃO
5.1 – A inscrição deverá ser efetuada utilizando o e-mail: aluno.tpc.uff@gmail.com
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5.2 – O candidato deverá, obrigatoriamente, na data de inscrição, enviar cópia digitalizada individual de cada documento exigido em formato pdf dos documentos relacionados no item 6.3 deste Edital para o endereço de e-mail aluno.tpc.uff@gmail.com.
5.3 – As inscrições deverão ser efetuadas mediante a seguinte documentação:
a) Formulário de inscrição, que deverá ser enviado pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFF. O formulário de inscrição estará disponível no site www.poscivil.uff.br.
b) 02 (duas) cópias do Diploma de Graduação (frente e verso) reconhecido (serão recebidas provisoriamente declarações de conclusão de curso de graduação). No caso de diplomas obtidos no exterior, será necessário que até a data da matricula seja providenciada a tradução juramentada do diploma e do histórico escolar.
c) 01 (uma) cópia do Histórico Escolar da Graduação;
d) Currículo Lattes ou Curriculum Vitae;
e) Declaração de que dispõe de pelo menos 3 (três) horas semanais por crédito em que venha se inscrever;
f) Duas cópias legíveis da carteira de Identidade e 2 (duas) cópias legíveis do CPF. (OBS: Não serão aceitas Carteira de Motorista ou carteiras que precisem ter sua validade periodicamente revalidada).
5.4 – A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital.
5.5 – O exame de seleção só terá validade para o Curso que será iniciado no primeiro semestre letivo de 2021.
6 – DA AVALIAÇÃO E RESULTADOS
6.1 – Será considerado aprovado o candidato que obtiver a nota final igual ou superior a 7,0 (sete). Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
I – Adequação temática do projeto à linha de pesquisa;
II – Mérito do projeto, considerando consistência teórica, definição e clareza dos objetivos, articulação teórico-metodológica, uso adequado da linguagem, relevância científica e originalidade.
6.2 – O candidato poderá ser aprovado, mas não classificado, observando-se para o preenchimento das vagas e a admissão ao curso, para cada área de concentração, a ordem de classificação, atendida a condição de nota mínima expressa no item 6.1 deste edital e o número de vagas disponibilizadas.
6.3 – Caso haja empate entre os candidatos, terá preferência o estudante mais idoso; persistindo o empate, será classificado o candidato que tiver feito à inscrição primeiro, conforme registro na secretaria do Programa.
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7 – RESULTADOS E MATRÍCULA
7.1 – Será excluído do processo seletivo o candidato que apresentar comportamento considerado incompatível com a lisura do certame, a critério exclusivo da Comissão Examinadora.
7.2 – A Comissão de Seleção reserva-se o direito de não preencher as vagas previstas.
7.3 – A relação dos candidatos classificados será divulgada, por área de concentração, ao término do processo, no dia 22 de agosto de 2022, no site www.poscivil.uff.br.
7.4 – Os candidatos selecionados constantes da relação final realizarão matrícula em data a ser divulgada no site www.poscivil.uff.br.
7.5 – O preenchimento das vagas e a admissão ao curso, para cada linha de pesquisa, serão por ordem de classificação, atendida a condição de nota mínima.
7.6 – Em caso de desistência de candidato classificado, a vaga será ocupada pelo próximo candidato aprovado, seguindo a ordem de classificação da área de concentração na qual o candidato se inscreveu.
8 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 – Os candidatos não aprovados e os não classificados terão o prazo máximo de 1 (um) mês, a partir da data da divulgação dos resultados, para retirar os documentos comprobatórios da inscrição.
8.2 – A aprovação na seleção não garantirá a obtenção de bolsa de estudo, a qual dependerá das cotas recebidas Curso, das normas dos órgãos financiadores e das normas do próprio Curso.
8.3 – Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado da Pós-graduação em Engenharia Civil.
Niterói, 30 de junho de 2022
Orlando Celso Longo
Coordenador da Pós-Graduação em Engenharia Civil
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CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA
RESOLUÇÃO 18/2002
EMENTA: Dispõe sobre a aceitação de títulos obtidos no exterior para fins de continuidade de estudos na UFF
O Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense, no uso de suas atribuições e considerando:
1)O que consta do processo n° 23069.005166/01-12,
2) Os termos do artigo 11 da Resolução n° 121/2000 e do artigo 10 da Resolução 122/2000, ambas do Conselho de Ensino e Pesquisa, que disciplinam as exigências mínimas para ingresso nos cursos de Pós-Graduação de nossa Universidade;
3) Considerando o disposto na Decisão n° 219/2001 do Conselho de Ensino e Pesquisa referente ao reconhecimento de títulos emitidos por IES estrangeiras para fins de inscrição em cursos de pós-graduação;
RESOLVE:
Art. 1° -Os estudantes estrangeiros, aprovados em processos seletivos nos cursos de Pós-Graduação, poderão obter a aceitação de seus títulos emitidos por Universidades estrangeiras para fins de inscrição em cursos de Pós-Graduação desta Universidade.
Art. 2° -A aceitação não garantirá aos estudantes a imediata equivalência de títulos para fins de Revalidação e registro objetivando o exercício da profissão em todo território nacional.
Art. 3° -Caberá às Coordenações dos cursos de Pós-Graduação a formalização dos processos de aceitação que deverão ser compostos com, no mínimo, os seguinte documentos :
a) Diploma de Graduação;
b) Histórico Escolar do respectivo curso;
c) Ata do Colegiado do curso referendando os estudos realizados pelo estudante no exterior para a continuidade de estudos em nossa Universidade.
Parágrafo único: Os documentos das alíneas a e b deverão ter a competente autenticação do consulado brasileiro no país onde foram expedidos e acompanhados da tradução juramentada.
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Art. 4°- A presente Resolução entrará em vigor na data de sua aprovação, revogadas as disposições em contrário.


Sala das Reuniões, 20 de fevereiro de 2002.
ANTÔNIO JOSÉ DOS SANTOS PEÇANHA
Presidente em Exercício
De acordo:
CÍCERO MAURO FIALHO RODRÍGUES
Reitor
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MODELO PROJETO DE DISSERTAÇÃO
RESOLUÇÃO Nº 02 /2016 DO COLEGIADO DO PPGEC/UFF).
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Projeto de Dissertação
Título do Projeto: Provisório
Área de Concentração e Linha de Pesquisa: ( ) Área de Concentração 1 – Gestão, Produção e Meio Ambiente ( ) Linha de Pesquisa 1: Gestão na Construção Civil ( ) Linha de Pesquisa 2: Organização da Produção na Construção Civil ( ) Linha de Pesquisa 3: Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído ( ) Área de Concentração 2 – Tecnologia da Construção e Estruturas ( ) Linha de Pesquisa 1: Patologia, Reforço e Recuperação de Estruturas, Materiais de Construção e Sistemas Construtivos ( ) Linha de Pesquisa 2: Análise e Dimensionamento Estrutural ( ) Linha de Pesquisa 3: Métodos Numéricos e Estruturas Metálicas
Candidato:
Palavras Chave:


Candidato
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/
Área de Concentração: 01 ou 02
Linha de Pesquisa:
Palavras-chave: , , .
Número de páginas mínimo: 19
RESUMO
O resumo deve ser escrito como um parágrafo único, sem utilizar referências bibliográficas e evitando ao máximo, o uso de siglas/abreviações. O resumo deve conter entre 200 e 400 palavras, sendo composto das seguintes partes (organização lógica): introdução, objetivos, justificativa, metodologia e resultados esperados. Esta é a seqüência lógica, não devendo ser utilizados títulos e subtítulos. Não abuse na contextualização, pois o foco deve ser nos objetivos e nos resultados esperados.
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1 PROJETO
O texto do Projeto de Dissertação possui uma organização similar à do Capítulo 1 (Introdução) da Dissertação. Este texto poderá ser reaproveitado para a composição da Introdução da sua dissertação, na qual você deverá substituir o título Projeto pelo título Introdução.
O Projeto deve apresentar o trabalho proposto, estabelecendo, uma introdução ao assunto nesta seção e, nas demais seções, definindo o problema de pesquisa; apresentando, delimitando e justificando a solução proposta; apresentando os objetivos da dissertação (geral e específicos); e caracterizando e descrevendo a metodologia a ser adotada.
A primeira parte do Projeto é a contextualização do trabalho, a qual deve iniciar diretamente, sem a necessidade um título de seção. Esta seção deve possuir referências bibliográficas (sempre buscando diferentes autores). É neste momento que você estará apresentando o seu trabalho e indicando o contexto em que ele se encontra. Você pode iniciar com uma visão mais abrangente e ir focalizando o contexto até o trabalho em si.
Ao final desta seção, você irá ter algo como: “… Dentro deste contexto, este trabalho procura fazer uma contribuição na área de ….” (não é a definição do objetivo, mas uma delimitação do tema).
Para a elaboração do texto deste projeto, você deverá ler o modelo de dissertação do Curso, o qual inclui uma série de orientações e recomendações importantes.
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA
Nesta seção, você deve descrever qual é o problema a ser resolvido. É necessário evidenciar que existem questões em aberto, que o tema é complexo e que há interesse na comunidade em resolver o problema. O texto deve responder às seguintes perguntas:
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 Qual a relevância e complexidade do problema apresentado?
 Existe alguma solução consolidada ou o problema ainda está em aberto?
Nesta seção, você deve ainda indicar quais as perguntas de pesquisa que você buscará responder por meio do seu trabalho. Usualmente, as perguntas permitem a formulação de uma ou mais hipóteses que serão apresentadas na seção a seguir (Solução Proposta).
1.1.1 Solução Proposta
Nesta subseção, você deve propor uma solução para o problema apresentado. Veja que a solução não precisa resolver todo o problema de pesquisa, mas precisa indicar que será uma contribuição (a justificativa detalhada estará numa próxima subseção).
Além disso, você deve apresentar as suas hipóteses de pesquisa. A hipótese é uma afirmação que você faz no início e busca avaliar ao final do trabalho, demonstrando como foi todo o processo para essa avaliação, seguindo o método científico.
1.1.2 Delimitação de Escopo
Nesta subseção, você deve estabelecer os limites do trabalho, deixando claro para o leitor o escopo da pesquisa a ser realizada. Você deve identificar aquilo que será feito e aquilo que não será feito, ou seja, as limitações do trabalho. Procure ser o mais honesto possível. Evite criar expectativas que ultrapassem a capacidade do trabalho.
1.1.3 Justificativa
Aqui, o foco está em justificar a solução proposta. Você deve deixar muito claro para o leitor qual será a efetiva contribuição que o seu trabalho irá oferecer, procurando responder no seu texto a perguntas como, por exemplo:
 Qual é a relevância da solução da proposta?
 Qual é a complexidade da solução proposta?
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 Qual é a aplicabilidade da solução?
 A solução é viável?
 Qual é o seu diferencial a outros similares?
 Qual é a motivação para ele?
Procure utilizar referências bibliográficas para ajudar na defesa da relevância da solução proposta.
A justificativa, como o próprio nome indica, é a argumentação a favor da validade da realização do trabalho proposto, identificando as contribuições esperadas e o diferencial relação aos trabalhos similares já analisados.
1.2 OBJETIVOS
Esta seção formaliza os objetivos do trabalho, conforme descrito a seguir.
1.2.1 Objetivo Geral
Procure utilizar apenas uma frase para descrever o objetivo geral, iniciando com um verbo no infinitivo. Evite muitos conectores e explicações, pois eles não fazem parte do objetivo geral e já constituem parte dos objetivos específicos
1.2.2 Objetivos Específicos

  1. Esta seção é uma lista de itens (como esta), cada um sendo um objetivo. É interessante que esses objetivos sejam numerados de alguma forma (o propósito desta numeração não é criar uma ordem de importância, mas permitir que o objetivo possa ser referenciado ao longo do projeto);
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  2. Deve se indicar todas as metas que você pretende alcançar com este trabalho. As perguntas a serem respondidas são “onde você quer chegar com este trabalho?”, “o que deve ser gerado após a conclusão do trabalho?”;
  3. Procure ser realista e não escreva objetivos muito gerais ou muito abertos;
  4. Evite listar muitos objetivos específicos e defina objetivos que sejam viáveis dentro do prazo que você terá para a execução do seu trabalho;
  5. Evite colocar como objetivos específicos “O estudo ou aprofundamento de alguma coisa”. O estudo é um meio para alcançar o seu objetivo (a não ser que o seu objetivo seja apenas o estudo daquela alguma coisa – o que, usualmente, não deverá ser aceito como um trabalho deste porte);
  6. Você deve evitar o preenchimento de uma sequência de atividades que será realizada (ver metodologia). Essa sequência de atividades é o plano de trabalho e mostra como você irá trabalhar para alcançar os objetivos definidos aqui;
  7. Evite objetivos pessoais e procure focar em objetivos do trabalho;
  8. Cada um dos objetivos específicos deverá ser trabalhado mais tarde nas conclusões da dissertação, pois será preciso indicar como estes objetivos foram alcançados e, caso contrário, justificar o porquê do não atendimento a um objetivo traçado no início da pesquisa.
    1.3 METODOLOGIA
    Nesta seção, deve-se classificar a metodologia a ser utilizada na pesquisa e apresentar uma síntese dos procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da dissertação. É recomendável dividir esta seção nas subseções apresentadas a seguir.
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    1.3.1 Metodologia da Pesquisa
    Esta seção classifica a metodologia de pesquisa a ser utilizada. Antes de elaborá-la, você deve ler livros e artigos sobre Metodologia Científica, incluindo o manual “Elaboração de trabalhos acadêmico-científicos” disponibilizado pela UNIVALI na página da Biblioteca, por exemplo.
    Estabeleça a definição de método, relacionando-o com seu trabalho. Identifique e justifique o tipo de método adotado no trabalho:
     Método indutivo;
     Método dedutivo;
     Método hipotético-dedutivo; ou
     Outros métodos.
    Caracterize a pesquisa no seu trabalho e justifique sob os diferentes pontos de vista da metodologia científica.
    1.3.1.1 Sob o ponto de vista de sua natureza
     Pesquisa básica; ou
     Pesquisa aplicada.
    1.3.1.2 Sob o ponto de vista da forma de abordagem do problema
     Pesquisa quantitativa; ou
     Pesquisa qualitativa.
    1.3.1.3 Sob o ponto de vista de seus objetivos
     Pesquisa exploratória;
     Pesquisa descritiva; ou
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     Pesquisa explicativa.
    Lembre-se que você está falando de um trabalho específico (o seu) e, portanto, você deve indicar por que seu trabalho é classificado de um jeito e não de outro. Veja também que, eventualmente, sob um determinado ponto de vista, o trabalho pode se enquadrar em mais de um tipo de pesquisa. Neste caso, cada uma deve ser justificada.
    1.3.2 Procedimentos Metodológicos
    Esta seção deve apresentar como o trabalho será desenvolvido para atingir os seus objetivos. O texto deve demonstrar de modo claro o caminho a ser utilizado para construir a solução proposta. Você deve identificar os procedimentos técnicos que você pretende utilizar, como, por exemplo:
     Pesquisa bibliográfica;
     Pesquisa documental;
     Pesquisa experimental;
     Levantamento;
     Estudo de caso;
     Pesquisa ex post facto;
     Pesquisa-ação;
     Pesquisa participante; ou
     Outros
    Após, você deve definir as etapas a serem utilizadas na execução do seu trabalho, explorando os procedimentos técnicos comentados previamente.
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    1.3.2.1 Plano de trabalho
    Organize o seu plano de trabalho em etapas, relacione cada etapa aos objetivos específicos que ela deverá atender e identifique e descreva as atividades a serem realizadas. Destaca-se que todos os objetivos específicos da dissertação devem ser atendidos pelas etapas identificadas no plano de trabalho. Exemplo:
  9. Análise de trabalhos relacionados: esta etapa atenderá o Objetivo Específico 1 da dissertação e compreende a execução das seguintes atividades:
    a. Definição de critérios: definição dos critérios a serem utilizados para seleção de trabalhos relacionados;
    b. Pesquisa bibliográfica: busca e seleção de artigos em bases de dados;
    c. Análise dos trabalhos: leitura e análise dos artigos selecionados;
    d. …
  10. …: …:
    a. …: …;
    b. …: …;
    c. …: …;
  11. …: …:
    a. …: …;
    b. …: …;
    1.3.2.2 Cronograma
    Apresente o cronograma de execução do seu projeto considerando como prazo de defesa da dissertação o seu 24o mês no Curso (o texto da Dissertação deve ser encaminhado à Secretaria para submissão à banca até o final do 23o mês).
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    Quadro 1. Cronograma de execução para o primeiro ano
    Atividade
    Mês
    Ano
    1.a Definição dos critérios
    XX
    1.b Pesquisa bibliográfica
    XX
    1.c Análise dos trabalhos
    XXXX

    Quadro 2. Cronograma de execução para o segundo ano
    Atividade
    Mês
    Ano

    XXXX


    1.3.2.3 Análise de riscos
    Caso a sua dissertação apresente alguma dependência que ponha em risco o planejamento original, é preciso identificá-la e apresentar um plano alternativo para contornar uma eventual limitação. Apresente essas informações utilizando o Quadro 3, no qual as colunas possuem as seguintes definições: (i) Risco: descrição do risco identificado; (ii) Probabilidade: probabilidade de ocorrer o risco (Alta, Média ou Baixa); (iii) Impacto: grau de impacto do risco para o andamento do trabalho (Alto, Médio ou Baixo); (iv) Gatilho: evento ou condição que caracteriza a ocorrência do risco; (v) Plano de contingência: ações a serem realizadas para contornar os efeitos do risco (é acionado pelo Gatilho).
    Quadro 3. Análise de riscos
    Risco
    Probabilidade
    Impacto
    Gatilho
    Plano de contingência
    1.
    2.
    3.
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    2 REFERÊNCIAS
    Para a elaboração das referências bibliográficas utilize a norma correspondente da ABNT 6023:2020, Informação e documentação – Referências – Elaboração. As referências devem ser descritas utilizando um estilo de formatação específico: alinhamento à esquerda, espaçamento simples entre as linhas e espaço entre parágrafos de 12 pontos antes e depois do parágrafo. Abaixo seguem exemplos ilustrativos de descrição de referência bibliográfica:
    2.1.1.1 Livro
    LISTA DE AUTORES. Título do livro: subtítulo. #. ed. (a partir da 2ª edição). Cidade: Editora, ano de publicação.
    PATTERSON, David A.; HENNESSY, John L.; Organização e projeto de computadores: a interface hardware/software. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
    CUENCA, A. M. B.; ANDRADE, M. T. D.; NORONHA, D. P.; FERRAZ, M. L. E. F. Guia de apresentação de teses. 2. ed. São Paulo: A Biblioteca, 2008.
    DUATO, José; YALAMANCHILI, Sudahakar.; NI, Lionel. Interconnection networks: an engineering approach. Los Alamitos: IEEE Computer Society Press, 1997.
    2.1.1.2 Capítulo de livro
    LISTA DE AUTORES DO CAPÍTULO. Título da parte referenciada. In: LISTA DE AUTORES DO LIVRO (ou editor etc.). Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano de publicação. p. ##-##. (Paginação do capítulo)
    WUNSCH FILHO, V.; KOIFMAN, S. Tumores malignos relacionados com o trabalho. In: MENDES, R. (Coord.). Patologia do trabalho. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2003. p. 990-1040.
    2.1.1.3 Artigo de periódico
    LISTA DE AUTORES. Título do artigo. Nome do periódico, cidade de publicação do periódico, v. ## (volume), n. ## (fascículo), p. ##-## (paginação do artigo), mês e ano de publicação.
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    ESCOLA DE ENGENHARIA
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    CARVALHO, M. L. O.; PIROTTA, K. C. M.; SCHOR, N. Participação masculina na contracepção pela ótica feminina. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 23-31, fev. 2001.
    TAMIR, Y.; FRAZIER, G. L. Dynamically-allocated multi-queue buffers for VLSI communication switches. IEEE Transactions on Computers, New York, v. 41, n. 6, p. 725 737, June 1992.
    ALLEYNE, G. La salud y el desarrollo humano. Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana, Washington, DC, v. 120, n. 1, p. 1-10, ene. 1996.
    2.1.1.4 Artigo de anais de conferência
    LISTA DE AUTORES. Título do artigo. In: NOME DA CONFERÊNCIA, edição da conferência, ano de realização da conferência, cidade de realização da conferência. Título dos anais. Cidade da editora: Nome da editora, ano de publicação dos anais. p. ##-## (paginação do artigo).
    NOTA: Quando o título dos anais for o nome da conferência precedido pelas expressões “Anais da” ou “Proceedings of”, entre outras, ele deve ser substituído pelas expressões “Anais…” ou “Proceedings…”. Essa regra não se aplica no caso de eventos abrigados por uma conferência em que os anais de todos os eventos são reunidos e publicados com o nome da conferência, como ocorre no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.
    NUGENT, S. The iPSC/2 direct connect communications technology. In: CONFERENCE ON HYPERCUBE CONCURRENT COMPUTERS AND APPLICATIONS – HCCA, 3., 1988, Pasadena. Proceedings… New York: ACM Press, 1988. p. 51-59.
    KARIM, A. N. F.; DEY, R. R. S. On-chip Communication architecture for OC-768 network processors. In: DESIGN AUTOMATION CONFERENCE – DAC, 38., LasVegas, 2001. Proceedings… New York: ACM Press, 2001. p. 678-683.
    ZEFERINO, Cesar Albenes; BRUCH, Jaison Valmor; PEREIRA, Thiago Felski; KREUTZ, Márcio Eduardo; SUSIN, Altamiro Amadeu. Avaliação de desempenho de Rede-em-Chip modelada em SystemC. In: WORKSHOP DE DESEMPENHO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS E DE COMUNICAÇÃO – WPERFORMANCE, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre : Sociedade Brasileira de Computação, 2007. p. 559-578.
    2.1.1.5 Referências consultadas pela Internet (quando não houver uma versão publicada em forma impressa ou por outros meios de distribuição)
    LISTA DE AUTORES. Título do livro: subtítulo. ano de publicação. Disponível: . Acesso em: dia mês ano.
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    UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
    ESCOLA DE ENGENHARIA
    PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
    OLIVEIRA, Luciel Henrique. Quadros, tabelas e figuras: como formatar, como citar, qual a diferença? 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2009.

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